Descendentes dos Dabney visitam a Fredónia

Os descendentes dos Dabney, que estiveram de visita ao Faial a convite da Assembleia Legislativa Regional dos Açores também foram recebidos na "Fredónia", antiga residência dos Dabney e atual edifício do Lar das Criancinhas da Horta / O Castelinho, pelo Presidente da Instituição, Dr. Bruno Leonardo, onde após visita guiada tiveram conhecimento da recuperação da fachada deste edifício, para breve, devolvendo-o assim à cidade, recuperando a sua importância histórica e ainda da musealização de algumas peças existentes no edifício.

 

Tratou-se de duas bisnetas e dois trinetos de Rose Dabney, filha de Charles William Dabney, penúltimo Cônsul dos Estados Unidos da América daquela família, na ilha do Faial.

Importa registar que uma destas bisnetas viveu na Fredónia tendo a família, antes de se ausentar para os Estados Unidos, ido viver para o edificio Cedar’s (atual residência da Sra. Presidente da ALRAA) e cedido a Fredónia a um amigo Diretor da Companhia Inglesa "Cable and Wireless Limited" a quem o Lar das Criancinhas da Horta adquiriu por 75.000$00 em 11/11/1969.