O CASTELINHO APRESENTA PROJETO DE REMODELAÇÃO DAS SUAS INSTALAÇÕES

No passado dia 29 de outubro o Lar das Criancinhas da Horta / O Castelinho, efetuou a apresentação pública do projeto de remodelação e ampliação das suas instalações.

  Em cerimónia presidida pela senhora Secretária Regional da Solidariedade Social, Dra. Andreia Costa, que interveio assim como o senhor Presidente da Direção, Dr. Bruno Leonardo, os presentes puderam verificar através das suas intervenções e da apresentação do projeto pelo senhor Arquiteto Frazão como ficarão as instalações após a realização das obras.

As obras serão financiadas pelo Governo Regional dos Açores num custo que ficará acima dos dois milhões de euros e terá as valências Creche com capacidade para 84 utentes, jardim de Infância com capacidade para 75 utentes e CATL com capacidade para 80 utentes.

Nas futuras instalações serão concentrados todos os serviços que a Instituição possui nas atuais instalações assim como o gabinete de amas e do RSI que funcionam fora do atual edifício “Fredónia”.

Com 13 salas de atividades, 7 dormitórios, 3 refeitórios, cozinha, lavandaria, ginásio, serviços administrativos, oficina, anexos, etc esta IPSS ficará dotada com condições de excelência e preparada para enfrentar o futuro com a agilidade necessária perante desafios que venham a surgir.

 

Notícia no telejornal da RTPA ( aos 10m:40s): http://www.rtp.pt/play/p56/e211712/telejornal-acores

 

 

Abaixo transcreve-se texto com a intervenção do senhor Presidente da Direção:

 

 

Discurso do Presidente da Direção  

IPSS – Lar das Criancinhas da Horta – “O Castelinho”  

Na Apresentação do Projeto de Ampliação e Remodelação das Instalações

 

Exma. Sr.ª Secretária Regional da Solidariedade Social,

Sr.ª Vereadora da Câmara Municipal da Horta,

Sr. Presidente da Assembleia Geral do Lar das Criancinhas da Horta,

Sr. Presidente do Conselho Fiscal,

Srs. Deputados Regionais,

Restantes membros da Direção do Lar das Criancinhas da Horta;

Sr. Arquiteto Vitor Frazão;

Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia, restantes IPSS’s e escolas do Faial;

Autoridades civis e militares, 

Meninos e meninas, funcionários, sócios, encarregados de educação, pais, órgãos de comunicação social, minhas senhoras e meus senhores:

É com grande satisfação que estamos aqui hoje, para apresentar o projeto de remodelação e ampliação das instalações do Lar das Criancinhas da Horta, à comunidade. Consideramos que este projeto é uma mais-valia para a sociedade Faialense, para a instituição e, sobretudo, para as nossas crianças. 

 

 

Na elaboração do programa de ação e deste projeto foram tidas preocupações diversas, escalonadas por prioridades, tendo em consideração as dificuldades existentes, os fins a que se destinam e o passado histórico das instalações. Porém, esse passado, que não queremos esquecer nem abandonar, deverá ser conciliado com as funções e objetivos atuais, permitindo que se conjuguem os propósitos da ação desta instituição, considerando as atuais exigências de um espaço desta natureza, que visa servir em primeiro lugar as crianças. É por isso, fundamental, que se criem condições para que esta infraestrutura seja modernizada e suficientemente polivalente de forma a permitir a sua adaptabilidade, caso o futuro assim o obrigue. É, por estas razões, que o projeto que será apresentado hoje, à semelhança dos princípios que estiveram na criação do novo logotipo da instituição, divulgado nas últimas semanas, reconcilia a história deste edifício, a “Fredónia”, que pertenceu à família Dabney e cujos descendentes nos visitaram recentemente, com o passado e futuro do Lar das Criancinhas da Horta.

 

Contudo, tal reconciliação não deve, nem pode ser sinónimo de entraves às necessidades e obrigações que esta instituição tem nos serviços que presta, sobretudo no que ao bem-estar e segurança das crianças e seus funcionários diz respeito.

 

 

Este projeto e esta obra, encerram um processo de renovação, modernização, concentração de valências e serviços, garantindo mais e melhores condições para um conjunto de respostas sociais que estão hoje sob a alçada da instituição. 

 

 

 

Não nos podemos esquecer que esta é a maior instituição particular de solidariedade social a desenvolver a sua ação em regime de semi-internato para as valências de creche, jardim-de-infância e ATL, na ilha do Faial. Que possui um quadro de pessoal estável e com qualidade, contribuindo de forma inequívoca para a sociedade faialense e seu desenvolvimento, quer do ponto de vista de suporte, quer do ponto de vista económico. É neste sentido, e face à continua procura desta instituição, que este projeto se justifica, e que prevê aumentar a sua capacidade para 84 crianças em creche, 75 em jardim-deinfância e 80 em ATL, perfazendo uma capacidade total para 239 utentes. 

 

 

É também, por todas estas razões, que se torna fundamental que toda a comunidade desta instituição e da ilha do Faial apoie e defenda o bom desenvolvimento desta obra.

 

Por fim, e pedindo desde já desculpa por me ter alongado neste discurso, gostaria de agradecer todo o empenho e dedicação dos funcionários, dos pais e dos membros dos órgãos sociais do Lar das Criancinhas da Horta. Gostaria também de deixar uma palavra de apreço e reconhecimento às anteriores direções, sobretudo aos membros que comigo trabalharam desde 2008, na anterior direção e aos que agora a compõem.

 

Um agradecimento especial também a todos os nossos parceiros, onde destacaria o Governo Regional dos Açores, aqui representado pela Sr.ª Secretária, Dr.ª Andreia Costa, por reconhecerem as nossas necessidades e por nos apoiarem neste investimento, e à Câmara Municipal da Horta, na pessoa da Sr.ª Vereadora Ester Pereira, por continuar a ser um parceiro de longa data e no nosso dia-a-dia.

 

Já para terminar, pediria paciência, tolerância, compreensão e esperança a todos, mas sobretudo aos pais e encarregados de educação, tendo em conta que durante a obra teremos de vivenciar um período de funcionamento adaptado, em que tentaremos ter as melhores condições, mas que dificilmente serão as ideais.

 

Passava agora a palavra ao Sr. Arquiteto Vitor Frazão que fará uma apresentação do projeto, sendo seguido de uma intervenção da Sr.ª Secretária Regional da Solidariedade Social.

 

 

Muito obrigado a todos pela Vossa presença!    

 

 

 

 

 

 

O Presidente da Direção

 

Bruno Frias Leonardo