Na fimose a ponta do prepúcio é estreita e não se consegue puxar para trás, o que impede que se possa ver completamente a glande. Este estreitamento da pele pode considerar-se normal até aos 3 anos de idade.
Às vezes parte da pele do prepúcio que está em cima da glande pega-se a esta, o que impede também que a pele se possa puxar totalmente para trás; a isto chama-se aderências.
O tratamento da fimose é uma operação simples em que se corta a pele do prepúcio; é recomendável quando a fimose é muito fechada, dá problemas, ou dificulta a higiene.
Fala-se de parafimose quando a pele do prepúcio baixa por completo, mas não pode voltar à sua posição para cobrir a glande – o pénis fica como que estrangulado, dói, incha e fica com uma cor arroxeada.
O que deve fazer?
Em meninos menores de 3 anos, lavar o pénis com água e sabão, não realizando manobras forçadas para tentar baixar a pele.
Em meninos com mais de 3 anos, se a fimose não se solucionou espontaneamente, consulte o seu médico para saber se deve realizar tratamento com creme e manobras suaves de manipulação para tentar baixar a pele.
Se apesar disso a fimose persiste, em determinadas ocasiões pode-se esperar que o menino tenha 5-7 anos, já que existe a possibilidade que a fimose se resolva sozinha.
Se há aderências que não permitem retrair o prepúcio, o seu médico indicar-lhe-á as manobras para despegá-las e como e quando as realizar; estas devem ser sempre suaves para evitar feridas ou fissuras.
Em caso de parafimose, poder-se-á colocar uma bolsa com gelo (protegida com um pano para não causar queimaduras) sobre a glande durante uns 10 minutos, consoante a tolerância do menino e, posteriormente, tentar puxar a pele do prepúcio para cima com os dedos indicadores, enquanto empurra com ambos os dedos polegares, a glande para baixo. Para esta manobra também se pode utilizar vaselina para que a pele deslize melhor. Se não se resolver, não insista – consulte urgentemente o seu médico.
Se a criança tem mais de 3 anos e não se solucionou espontaneamente a fimose.
Se o pénis lhe dói, está vermelho ou inflamado.
Se lhe arde ou sente dor ao urinar.
Se ao urinar o prepúcio se enche de urina e parece um balão.