NATAL E OS BRINQUEDOS

 No Natal, época em que se apela tanto à compra de brinquedos, nunca é demais recordar algumas considerações sobre mesmos. É natural gostar de oferecer brinquedos às crianças mas é muito importante estar consciencializado de quais os tipos de brinquedos adequados; a cada idade correspondem determinadas capacidades e todos os jogos têm um grau de dificuldade que é preciso considerar. 

A má utilização dos brinquedos, devido ao desconhecimento dos Pais/Cuidadores/ Família, é a causa de muitos acidentes, pelo que é também importante escolher brinquedos que cumpram as normas de segurança!

QUE CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE BRINQUEDOS DEVEM SER TIDOS EM CONTA?

• Os brinquedos têm de ser apropriados para cada criança, atendendo-se à sua idade, ao seu carácter e às possibilidades desta;
• Na altura de escolher os brinquedos, existem certos requisitos que devem de ser cumpridos:
o Nível de desenvolvimento da criança/ interesse da criança – deve ser tido em consideração o nível de desenvolvimento da criança (e não propriamente a sua idade), uma vez que um brinquedo oferecido prematura ou tardiamente, não corresponde à sua expectativa natural, não lhe interessa, e pode desencadear sentimentos de frustração;
o Versatilidade – o brinquedo pode ser utilizado de várias maneiras, com vários graus de dificuldades é um desafio aliciante à sua capacidade imaginativa oferecendo-lhe muitas experiências enriquecedoras;
o Cor e Forma – dependem do gosto da criança (habitualmente, as crianças mais pequenas preferem brinquedos de formas simples com cores garridas e as crianças mais velhas preferem brinquedos de cores naturais e formas mais complexas);
o Tamanho – deve ser adequado à idade e motricidade da criança; por exemplo, numa criança pequena, as peças pequenas não serão adequadas, pois ela não tem a destreza motora para as manipular e/ou pode ingeri-las ou inalá-las;
o Qualidade do material – deve ser de boa qualidade, permitindo que ela possa atingir os objetivos que deseja;
o Segurança – deverão ser prender a sua atenção e interesse e principalmente deverão ser inofensivos:
? INQUEBRÁVEIS, SEM ARESTAS OU CONTORNOS PERIGOSOS – para não causarem ferimentos;
? LEVES – facilmente manusiáveis;
? DE CORES FIRMES – para não causarem intoxicações com as tintas;
? LAVÁVEIS – para se manterem sempre limpos;
? NÃO MUITO PEQUENOS – para a criança não os engolir;
? NÃO CONSTITUÍDOS POR PÊLOS OU FIBRAS DESCARTÁVEIS porque retêm poeiras e podem causar alergias;
o Embalagem – deve ter uma estrutura que permita uma arrumação fácil do conteúdo e torna a descoberta mais demorada e sedutora, devendo ser adequada em relação ao tamanho do brinquedo, por exemplo, uma embalagem muito grande com um brinquedo pequeno, vai trair as expectativas da criança.

É também de salientar que não é necessário comprar brinquedos caros, o que é importante é analisá-los quanto à sua adequação (às capacidades e gosto da criança) e segurança.

Concluindo, o Brincar é tão obrigatório quanto comer, dormir e até mesmo estudar; é uma atividade que se torna necessária para o desenvolvimento infantil. Além disso é também uma forma de aprender, é construtiva e instintiva e pode ser auxiliada e potenciada quer com a interação com objetos como com a interação com outras pessoas.
Brincar representa para a criança um momento de satisfação e liberdade na qual ela se exprime, desenvolve a sua inteligência e descobre o mundo.

Enfermeira Ana Veloso