Descendentes dos Dabney visitam a Fredónia

 No passado dia 29 de abril Mr. Nicholas Cunningham e Mrs. Cathryn Cunningham, descendentes da Família Dabney, visitaram as instalações da Fredónia (O Castelinho).

Mr. Nicholas é descendente, em quinta geração, de John Bass Dabney, primeiro Cônsul dos EUA nos Açores e de Mrs. Roxa Dabney sua esposa.
Uma das filhas de Mr. John Bass Dabney (1º Cônsul) e de Mrs. Roxa Dabney, Mrs. Roxalina, casou com Mr. Charles Cunningham de quem teve vários filhos entre eles Mr. Frederic Cunningham.
Mr. Nicholas Cunningham é bisneto de Mr. Fredric Cunningham (filho de Mr. Charles Cunningham) e vive Nova Iorque onde é Professor numa Clinica de Pediatria.
Mr. Nicholas Cunningham foi recebido na "Fredónia", antiga residência dos Dabney e atual edifício do Lar das Criancinhas da Horta / O Castelinho, pelo Presidente da Instituição, Bruno Leonardo e pelo Diretor, Eduardo Pereira, onde após visita guiada tiveram conhecimento da recuperação da fachada deste edifício, para breve, devolvendo-o assim à cidade, recuperando a sua importância histórica e ainda da musealização de algumas peças existentes no edifício.
Importa registar que a Fredónia foi a residência principal de Mr. Charles William Dabney, 2º Cônsul dos EUA nos Açores e o mais próspero.
A Fredónia foi adquirida em 1835 por Mr. Charles William Dabney e serviu de residência consular até 1891. Em 1899, a viúva e restantes herdeiros de Mr. Samuel Wyllys Dabney (filho de Charles William Dabney), terceiro e último Cônsul, venderam a casa à Europe & Azores Telegraph Co. tendo desde essa data servido como moradia do Diretor da Companhia Inglesa até 11/11/1969 data em que a "Cable and Wireless Limited", vendeu-a ao Lar das Criancinhas da Horta, por 75.000$00, sendo adaptado a Infantário.

 

Alguma Bibliografia:

http://www.nch.pt/biblioteca-virtual/outras-publicacoes/01/O-seculo-Dabney-7.pdf

http://turismo.cmhorta.pt/index.php/pt/historia-e-tradicoes/familia-dabney

http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/casa-dos-dabney/_texto.html

 

http://coracaoduplo.blogspot.pt/2013/03/os-dabney-uma-familia-americana-nos.html