Sarampo

O sarampo é uma doença contagiosa, causada por um vírus, que se transmite por contato direto e via aérea, como a tosse e espirros, ou mesmo com o contato direto com secreções nasais ou faríngeas de pessoas infetadas.

Normalmente o sarampo é benigno, mas em alguns casos, pode ser grave ou mesmo mortal.



O seu período de incubação é cerca de 10 dias, podendo variar entre 7 a 18, normalmente inicia-se febre e passados 3 a 7 dias aparece o exantema (erupções cutâneas), inicialmente no rosto, seguindo-se, no tronco e por último nos membros inferiores, com uma duração de quatro dias, terminando em descamação. Devido ao crescimento viral pode também aparecer tosse, rinite, conjuntivite, laringotraqueobronquie, convulsões febris.

Transmite-se 4 dias antes do aparecimento do exantema até 4 dias após o início do exantema, sendo esta menor após o segundo dia das erupções cutâneas. Em doentes imunocomprometidos o período de contágio é mais perlongado.

As pessoas não vacinadas e que nunca tiveram sarampo têm elevada probabilidade de contrair a doença se foram expostas ao vírus.

Qual a vacina do sarampo?

A vacina é a VASPR que é administrada ao 12 meses e aos 5/6 anos. A vacina por possuir uma quantidade pequena do vírus vai fazer com que o organismo crie defesas, ou seja, estimula o nosso sistema imunitário a produzir anti-corpor contra o vírus do sarampo e se posteriormente a pessoa vacina entre em contato com o vírus o organismo reconhece e combate-o.

A vacina VASPR é apenas apartir dos 12 meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação e é apenas recomendada nesta idade, pois antes o bebé encontra-se protegido pelos anticorpos do sarampo que recebeu da mãe durante a gravidez e a amamentação exclusiva e assim sendo estão protegidos contra o vírus.

Mas se o bebé não recebeu os anti-corpos da mãe ele pode ser contaminado se estiver exposto ao vírus e isto acontece se a mãe não tomou a vacina do sarampo, nem teve a doença ou se o bebé não recebe amamentação exclusiva.

O que fazer em caso sarampo?

Deve-se ir de imediato ao médico de forma a se tomem as devidas precauções de isolamento para que não haja propagação do vírus.

Baseado no Programa Nacional Eliminação Sarampo e Tua Saúde- Sarampo no bebé

Enfª Ana Catarina Santos