Gastroenterite

O termo “gastroenterite” refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas, vómitos, perda de apetite e recusa alimentar.

 A gastroenterite é um problema muito comum na infância. As crianças até aos 3 anos têm, em média, 1 a 2 episódios por ano, com um pico de incidência entre os 6 e os 23 meses. A diarreia tem habitualmente duração média de 5 a 7 dias.
 A sua causa normalmente depende do clima e fatores socioeconómicos.
Cerca de 40% dos casos de diarreia nos primeiros 5 anos de vida devem-se ao Rotavírus e 30% a outros vírus. Em 20 a 30% são identificados agentes bacterianos (SalmonellaCampylobacter jejuniYersinia enterocolíticaE. colienteropatogénica ou Clostridium difficile),o mais frequente em Portugal é a Salmonella.
            Na sua maioria as gastroentrites são causadas pelas ingestão de alimentos ou água contaminada por bactérias (SalmonellaShigellaCampylobacterE. coli, entre outras) ou vírus (RotavirusNorvovirusAdenovirus, entre outros).
Pode ser transmitido pelo contato com um individuo infetado por exemplo alguem com diarreia e não lavou bem as mãos após a ida ao wc. A salmonella porde –se contrair através do contato com repteis como tatarugas e após se levar a mão à boca.
A gastroentrite é muito infeciosa e as pessoas devem lavar as mãos após a ida ao wc e antes do contato com a preparação de alimentos, o ideal seria mesmo ficar em casa pelo menos 48h após o desaparecimento do sintomas (vómitos e/ou diarreia).
            Os principais sintomas é a dirreia e os vómitos, mas pode dar dores de barriga e de cabeça e febre. Eses sintomas no máximo podem durar até uma semana.
            Quando a dirreia e os vómitos são presistentes, a criança pode ficar desidratada, com os olhos encovados, boca seca, sensação de lingua grossa, diminuição da quantidade de urrina diária e escurecida.
            O tratamento  passa soretudo pelo aumento da ingestão de água para evitar a desidratação, é também importante não deixar de comer e à medida que há melhoria doos sintomas ir introduzindo bananas, arroz, pão torrado. E os bebés que se alimentam apenas com leito materno devem manter a mesma alimentação, tal como antes, as que alimentam-se com o leite de transição devem reduzir a dose e beber mais vezes ao dia.
            Para as crianças não está recomendado a toma de memdicamentos anti-diarreicos. Se os vómitos presistirem pode-se recorrer a antieméticos. De acordo com a sua origem também poderá ser necessário a toma de antibiótico ( se for causado por bactérias) ou memso o internamento para hidratação em casos mais graves.
            A prevenção das gratroentrites baseia-se essencialmente no cumprimento das medidas de higiene, é essencial lavar as mão apos utilização do wc, antes de se manusear alimentos, após o contato com a terra e animais de estimação, não se deve partilhar toalhas se a outra pessoa tem gastroenntrite e a casa de banho deve ser limpa com maior regularidade caso algum membro a familia  tenha gastroentite.
Deve-se também lavar bem os alimentos, manter os alimentos em bom estado de conservação, lavar bem os biberões/tetinas após as mamadas e após ferver os mesmos durante 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia e as chupetas também devem ser passadas por água fervida cerca de cinco minutos pelo menos uma vez ao dia.
           
 Fontes
Enfª Ana Catarina Santos