A Natação é divertida e estimulante. A natação para bebés encoraja a aptidão natural dos mais pequenos em movimentarem-se na água. Um divertido momento de prazer partilhado entre os pais e os filhos!
Depois de nove meses de gestação, todos os bebés estão à vontade dentro da água! Até cerca de 1 ano de idade, os bebés ainda têm o reflexo natatório (ou de apneia): debaixo da água, os bebés fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas.
A natação para bebés é recomendada para os mesmos a partir dos 6 meses de idade, pois aos 6 meses o bebé já tomou a maioria das vacinas, está mais desenvolvido e pronto para a atividade física e também porque antes desta idade a inflamação dos ouvidos é mais frequente.
No entanto, os pais devem ir ao pediatra para ele avaliar se o bebé pode ir às aulas de natação, pois ele pode ter problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.
Além disso, é importante os pais escolherem uma piscina que ofereça boas condições para trocar e preparar o bebé para as aulas e verificarem se o cloro está com pH 7, neutro, e se a água está na temperatura ideal, que é entre 27 e 29ºC.
Existe sete boas razões para colocar o bebé na natação que são:
1. Melhora a coordenação motora do bebé;
2. Estimula o apetite;
3. Aumenta o vínculo afetivo entre os pais e o bebé;
4. Previne algumas doenças respiratórias;
5. Ajuda o bebé a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;
6. Ajuda o bebé a dormir melhor;
7. Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebé.
Além disso, a piscina relaxa o bebé, pois a piscina lembra quando o bebé estava dentro da barriga da mãe.
Fonte:
– https://www.tuasaude.com/natacao-para-bebes/ – Drª Beatriz Beltrama – Pediatra
Enfª Ana Catarina Santos