Qual a importância do brincar para o desenvolvimento do seu filho?

 

Nos dias de hoje cada vez menos as crianças têm tempo para brincar, devido aos trabalhos da escola, às atividades extra curriculares, e com isto o brincar vai ficando para segundo plano e a maior preocupação dos pais é saber se os filhos já estudaram.

            No entanto está comprovado que o brincar está associado a um melhor desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada criança. Assim sendo nenhuma criança desenvolverá todo o seu potencial se não brincar.
             O brincar não é simplesmente o jogar de diversas formas e com algo que dá prazer, deve-se aproveitar cada brincadeira para a criança expressar os seus sentimentos e aprender, pois é através da mesma que a criança reflete sobre a realidade em que está inserida.
            É quando a criança brinca ao faz de conta, ou seja fazer de pai, mãe, professora, enfermeira, que ela experimenta o papel de adulto e irá compreender o papel do adulto e sobretudo aprende a comportar-se e a sentir-se como tal e de certa a forma a criança procura conhecer o mundo e a si própria.
            É também através da brincadeira que a criança simula situações de stress da sua vida familiar e social e assim expressa os seus sentimentos. Através desta brincadeira as crianças encenam os seus medos, a sua agressividade a após elaboram plano para resolver os seus próprios problemas.
            Nos jogos em que as crianças ganham ou perdem, permite que cada criança trabalhe a sua resistência à frustração e sobretudo aprendem a lidar com esse sentimento, o que faz com que crie o seu próprio equilíbrio emocional, contribuindo para o desenvolvimento da sua personalidade.
Outras características que são muito desenvolvidas através da brincadeira é o raciocínio, a imaginação e a criatividade, para além de ajudar a desenvolver a linguagem e o pensamento. Outros exemplos dos benefícios da brincadeira é que aprender a partilhar, cooperar, a se relacionar e assim desenvolvem a sua auto-estima e a sua própria auto-imagem.
Como podemos ver até aqui a brincadeira pode adquirir diversos benefícios para os vossos filhos, daí a importância de se tirar um tempo na agenda para a mesma. E aí os pais tem um papel fundamental no que diz respeito ao brincar, pois são eles que preparam o espaço para a brincadeira, selecionam os brinquedos e acabam por poder dar os contextos em que cada criança pode brincar, e não é necessário brinquedos caros, mas sim meios em que permita à criança explorar diferentes linguagens, tais como a musical, a corporal, a gestual e a escrita.
Os pais podem e devem participar nas brincadeiras dos filhos, pois faz com que se criem laços afetivos com as crianças e também aumenta o nível de interesse e de motivação na brincadeira. Para além do referido anteriormente o fato dos pais participarem nas brincadeiras este pode criar inquietudes para estimular a imaginação da criança, despertando-lhe assim ideias e descobrindo novas soluções.
Tal como dizia Winnicott (1975) "A brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescer, logo a saúde". Por isso aproveite e brinque muito com o seu filho, pois assim está a promover um crescimento feliz e saudável.
 
 
A enfermeira
Ana Catarina Silveira