Recomendações para um Verão saudável para o seu filho

 

Nesta estação do ano, em que o tempo convida à ida ao parque, praia, brincar na rua, há que ter alguns cuidados para mantermos a nossa saúde e a dos nossos filhos, nomeadamente o cuidado com a exposição solar, com os acidentes e com as picadas de insetos e por outro lado ter em atenção à alimentação e há ingestão de líquidos, para evitar a desidratação. 

A exposição solar é algo em que necessita especial atenção, uma vez que a pele das crianças é muito sensível aos raios ultravioletas, mais do que a dos adultos, assim sendo era aconselhável manter as crianças até aos 36 meses à sombra e a sua habituação ao sol deveria ser gradual, evitar o sol entre 10 e a 16horas e usar sempre protetor solar.
Alguns dos cuidados a ter com a exposição solar: reforçar o protetor a cada duas horas, ter um guarda-sol, usar chapéu e mesmo uma t-shirt para proteger do sol excessivo.
Os acidentes acontecem em qualquer altura do ano, mas no Verão e com o calor as crianças adoram o mar, assim os pais têm de ter maior atenção, colocando as braçadeiras nas crianças e de preferencialmente evitar as boias pois a criança poderá mesma ficar de barriga para baixo, usar sapatos plásticos para evitar picadas de peixe, nomeadamente do peixe-aranha.
A picada de insetos é algo ainda mais comum no Verão, para prevenir é importante que as crianças não estejam fora de casa ao pôr-do-sol, evitar estar com as luzes acesas e janelas abertas, se assim não for é aconselhável repelentes elétricos, ou mesmo usar repelentes na pele.
A alimentação e a hidratação dão dois elementos chaves para uma boa saúde no Verão.
Com o calor a comida tem mais tendência a se estragar, assim é aconselhável não comprar alimentos prontos a comer para o seu filho pois não sabe na sua maioria quando foram confecionados, nem conservados. Se a criança apresentar vómitos e diarreias pode ser sinal de intoxicação alimentar.
As crianças devem evitar fritos e gorduras e aumentar o consumo de legumes, grelhados e frutas, especialmente as que são mais hidratantes, tais como, melão, pêra, maçã e melância.
E por fim e não menos importante a hidratação, não se deve esperar que os filhos peçam algo para beber, deve-se dar regularmente líquidos.
No caso de diarreias deve-se dar especial atenção, pois a desidratação pode acontecer de forma rápida, para se evitar a diarreia deve dar regularmente aos seus filhos fruta e legumes, sempre bem lavados, lavar-lhes as mãos regularmente.
Os sinais mais clássicos de desidratação são os lábios e língua seca, falta de elasticidade da pele e diminuição da quantidade de urina.

Fonte: https://pumpkin.pt/familia/saude-seguranca-criancas/saude-infantil/recomendacoes-para-a-saude-das-criancas-nas-ferias-de-verao/

A enfermeira
Ana Catarina Silveira