Quando é que os seus filhos devem deixar a chucha?

 

Como já foi referido em artigos anteriores o uso da chucha tem prós e contras e não se deve oferecer chucha aos bebés como forma de substituir o carinho/atenção dos pais, bem como dar a chucha só porque o bebé chora, deve-se antes pegar ao colo o bebé e dar lhe mais atenção.

Ainda dentro da barriga da mãe o bebé já tem o reflexo de sucção, ou seja, é algo que é intuitivo, pois oferece conforto, segurança fazendo parte do desenvolvimento natural de todas as crianças.
Como já vimos em artigos anteriores o uso da chucha é controverso e por consequência a idade com que deve ser retirada também o é.
Nas mães que amamentam a chucha só deve ser oferecida depois do bebé estar bem adaptado à mama e a mãe se sentir segura na amamentação, a partir desse momento já se pode oferecer a chucha ao bebé e a partir dai poderá ter diversos benefícios tais como: facilitar a digestão, estimular a sucção e o aleitamento e fortalecer a musculatura oral.
A maioria dos autores defende que se deve ir retirando a chucha a partir dos dois anos de idade, tendo em atenção a sua maturação psicológica. A maior parte das crianças deixa a chucha entre o primeiro e segundo ano de vida.
A maioria dos pais acreditam que o uso da chucha pode interferir com uma boa dentição, mas o uso da chucha só irá prejudicar a dentição quando esta for definitiva. Estes também acham que o seu filho aos 2/3 anos com chucha não faz sentido, pois ele já anda, já fala, já é demasiado crescido para usar chucha, a verdade é que nestas idades as crianças ainda são muito imaturas emocionalmente e assim poderão usar chucha durante mais tempo, sem que isso para elas possa ser um problema.
Com tudo o que já foi referido acima já deu para perceber que o uso da chucha é um hábito muito difícil de deixar, e para que possa acontecer é necessário apoiar a criança nesses momento e não a criticá-la, é essencial perceber o que acalma e conforta o seu filho para além da chucha para que lhe possa oferecer enquanto remove a chucha.
Seguem-se algumas dicas que o poderão ajudar nesta etapa:

? Não o force, nem coloque algo com gosto amargo na chucha;
? Evite fazer comentários negativos;
? Comece de forma gradual, pode propor ao seu filho a colocar a chucha em determinado lugar e só a em caso de muita necessidade;
? Chamar a atenção do seu filho para outras brincadeiras/atividades, referindo que já é para meninos crescidos;
? Mostre ao seu filho que pessoas que ele gosta, por exemplo irmãos, primos, já não usam chucha;
? Pode marcar uma data com o seu filho, por exemplo no seu aniversário para deixar a chucha, fazendo o ver que já está crescido;
? Felicite o seu filho sempre que tenha um progresso no abandono da chucha;
? Tente perceber em que altura o seu filho necessita mais de chucha e nesses momentos dê-lhe mais atenção, brinque com ele;
? Se o seu filho usa chucha para adormecer, vá com ele para o quarto conte-lhe uma história, converse com ele até adormecer.

Fontes:
? https://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11642&langid=1
? https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2014/10/como-ajudar-seu-filho-largar-chupeta.html

A enfermeira
Ana Catarina Silveira