Asma na Infância

 

A asma brônquica é caraterizada por um processo inflamatório crónico das vias aéreas, doença esta muito frequente nas crianças. Normalmente a asma nas crianças tem uma base alérgica, mas esta poderá existir sem a presença de alergias.

A asma brônquica pode apresentar diversos sintomas, nomeadamente dificuldade em respirar, tosse seca persistente, assobio e sensação de aperto no peito.
Existem alguns fatores que exacerbam os sintomas anteriormente referidos, como por exemplo alterações climatéricas, exercício físico, exposição a agentes alergénicos, perante infeções respiratórias virais, frio e renite não controlada.
De forma a confirmar o diagnóstico de asma são importantes os dados clínicos das crianças, nomeadamente a existência de sintomas, se a criança tem alergias, ou mesmo se tem familiares (pais ou irmãos) com alergias.
O principal objetivo do tratamento da asma brônquica á o controlo da inflamação que existe na base dos brônquios, assim sendo os medicamentos usados têm como principal ação a anti-inflamatória e também são usados corticoides inalatórios juntamente com um broncodilatador.
Uma vez que a asma é uma doença crónica qualquer medicação que seja receitada pelo médico deve ser tomada diariamente, esta não têm efeitos adversos e não criam dependência.
Numa situação de crise a criança deve iniciar logo o esquema medicação prescrita pelo seu médico para estas ocasiões.
O exercício físico é um elemento que pode exacerbar os sintomas da crise mas é importante que as crianças o pratiquem, desde que a asma esteja controlada.

Fonte:
– https://www.saudecuf.pt/unidades/descobertas/centros/centro-da-crianca-e-do-adolescente/textos-para-pais/doencas-nas-criancas/asma-na-crianca
– https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/manual-para-abordagem-da-sibilancia-e-asma-em-idade-pediatrica-jpg.aspx

A Enfermeira
Ana Catarina Silveira