Algumas crianças com um ano de idade conseguem já dizer “mamã” e “papá”, mas outras poderão levar mais tempo, mas isso é normal pois cada uma tem o seu próprio ritmo. Mas e se chegam aos dois anos sem falar, é normal? Assim sendo é importante dar a conhecer o que é o normal desenvolvimento de uma criança, de forma aos pais estarem atentos e consigam distinguir eventuais problemas que possam existir.
De seguida serão apresentadas as diversas etapas de um desenvolvimento normal.
Antes dos 12 Meses
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• Criança usa a sua voz de forma a se relacionar com o meio que o envolve, balbuciando;
• Aos nove meses começa a juntar sons, acabando por dizer palavras como "mamã e papá", mas sem saber o que significam;
• Criança começa a prestar atenção a palavras e reconhecer o seu objeto, como por exemplo, biberão.
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Entre os 12 e os 15 Meses
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• Começa a imitar sons e palavras;
• Dizem mais palavras para além de "mamã e papá", dizem por exemplo "bebé", "bola";
• Entendem ordens simples, por exemplo, "dá-me a bola"
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Entre os 18 e os 24 Meses
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• Aos 18 meses as crianças conseguem dizer cerca de 20 palavras;
• Aos dois anos consegue dizer cerca de 50 palavras;
• Aos dois anos começam a combinar palavras de forma a dizer pequenas frases;
• São capazes de identificar objetos, apontar para o nariz, orelhas, etc..
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Entre os 2 e os 3 Anos
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• O discurso fica mais fluente com mais palavras no seu vocabulário e consegue fazer uma frase com 3 ou mais palavras;
• A capacidade de compreensão melhora e já consegue perceber ordens tais como: “põe debaixo da mesa” põe em cima da mesa”;
• Identifica as cores;
• Percebe a diferença entre “pequeno” e “grande”.
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De seguida segue-se o quadro com as alterações mais comuns ao correto desenvolvimento infantil.
Aos 12 Meses
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• Não faz gestos, como por exemplo apontar;
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Aos 18 Meses
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• Prefere os gestos às vocalizações para comunicar;
• Tem dificuldade em imitar sons;
• Tem dificuldades em cumprir ordens simples.
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Aos 2 Anos
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• Apenas imite palavras ou ações:
• Não diz frases ou palavras espontaneamente;
• Usa sons e palavras de forma repetida;
• Não segue ordens simples;
• Pais devem perceber cerca de três quartos do discurso da criança;
• Tem um tom da voz mais rouco ou anasalado.
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Aos 3 Anos
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• Pais devem perceber cerca de metade do discurso da criança.
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Aos 4 Anos
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• As pessoas devem ser capazes de perceber o que a criança verbaliza.
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O que poderá causar o atraso da linguagem nas crianças?
Um dos fatores que poderá influenciar é alterações na fisionomia oral, por exemplo do freio da língua. Ou mesmo poderá existir problemas a nível do cérebro nas áreas responsáveis pela fala e consequentemente dificultar a coordenação dos lábios, da língua e do maxilar na produção do discurso.
Normalmente estes casos estão sempre associados a dificuldade em mastigar ou engolir.
Os problemas de audição também poderão interferir no atraso da linguagem.
O correto diagnóstico de alguma patologia deverá ser pelo terapeuta da fala, em que este irá testar as competências da criança no que se refere a nível da fala, da linguagem, da comunicação e da motricidade orofacial, sempre de acordo com aquilo que é esperado para cada idade.
Se após for detetado alguma alteração, a criança deverá ser acompanhada pela terapeuta da fala, que irá ajudar a melhorar as competências do discurso e da linguagem e exemplificar aos pais como podem ajudar os seus filhos em casa.
Fontes:
A enfermeira
Ana Catarina Silveira