Sindrome Mão- Pé- Boca

O Sindrome Mão-Pé-Boca é mais comum em crianças até aos 5 anos, mas também poderá afetar adolecentes e ocasionalmente adultos. Este é caracterizado por uma infeção viral contangiosa que é muito comum em crianças, sendo caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e em erupções nas mãos e nos pés.
Tem como principais sintomas:
Febre (38ºC), por norma primeiro sintoma a surgir;
Dor garganta;
Perda de apetite;
Mal-estar;
Irritabilidade em bebés e crianças mãos novas;
Pequenas bolhas (vesiculas) associadas a dor à volta da boca, nas solas dos pés, palmas das mãos e possivelmente nas nádegas, mas não causam comichão.
Por norma é uma doença benigna e esta desaparece espontaneamente após alguns dias sem causar complicações. Um dos maiores riscos é a desidratação, uma vez que pode causar dores de garganta e consequentemente pare de aceitar a ingestão de líquidos.
A transmissão deste vírus pode ser realizada pelo contato com secreções da via respiratória (espirros, saliva, gotículas respiratórias pela tosse, muco nasal), secreções das feridas das mãos ou mesmo através do contato com as fezes das crianças infetadas.
O período de incubação por norma é de 3 a 6 dias e os primeiros sintomas costumam ser dor de garganta, febre baixa (por volta dos 38ºC) e perda de apetite. Após 1 a 2 dias destes sintomas começam a surgir as lesões.
A maior fase do contágio é durante a primeira semana da doença, mas mesmo após a cura a criança continua a eliminar o vírus pelas fezes, ou seja mantém o contágio durante dias ou mesmo semanas após os sintomas terem desaparecido.
De realçar que uma criança que tenha mão-pé-boca, não fica imune, assim sendo poderá a ser infetado novamente.

De forma a prevenir dever-se-á :
Lavar as mãos com frequência, ou mesmo desinfetar;
Desinfetar as zonas comuns mais utilizadas e lavar a chucha com frequência;
Ensinar boas medidas de higiene à criança;
Adotar uma boa etiqueta respiratória;
Isolar as crianças infetadas, limitando o seu contato com terceiros enquanto houver manifestação de sintomas, não devendo ir a escola enquanto tiver febre e as lesões não tenham curado.

Fontes:
https://www.mdsaude.com/pediatria/sindrome-mao-pe-boca/
https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/sindrome-mao-pe-boca/
https://www.cuf.pt/mais-saude/sabe-o-que-e-sindrome-mao-pe-boca

A enfermeira
Ana Catarina Silveira