Valências- Creche

Conheça a Creche d’O Castelinho

 

Saiba um pouco mais sobre nós CRECHE D’O CASTELINHO

A valência Creche desta Instituição constitui uma resposta social e educativa que recebe crianças entre os 4  e os 36 meses.

Esta valência dispõe de seis salas, duas salas de Berçário, duas de 1 ano e duas de 2 anos, oferecendo resposta para cerca de 84 crianças. 

Esta valência consta com uma equipa de pessoal técnico superior especializado composto por 6 Educadores de infância, apoiados por 12 Ajudantes de Educação, devidamente formadas.

O nosso espaço de Creche favorece o apoio pedagógico e os cuidados às crianças com idades compreendidas entre os 4 meses até aos três anos de idade. Constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar, onde irá ser integrada e na qual se pretenda que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades. É um ambiente especialmente criado para oferecer condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Dá oportunidade às crianças de estabelecer contactos com outras crianças num ambiente estimulante, seguro e acolhedor, sendo um espaço de socialização e interação.

É importante salientar que em Creche o trabalho com as famílias é um dos aspetos fundamentais no contexto educativo. Quanto mais pequena é a criança, maior é a necessidade de estabelecer relações de proximidade com as famílias, de modo a contribuir para o bem-estar e desenvolvimento saudável da criança.

 

São objetivos da valência Creche:

  • Promover o desenvolvimento integral da Criança através do aproveitamento das suas potencialidades em estreita articulação e colaboração com as Famílias;
  • Colaborar na promoção da saúde da Crianças tendo em vista uma mais perfeita adequação do processo educativo;
  • Assegurar os cuidados de higiene adequados à idade da Criança;
  • Estimular o convívio entre as Crianças como forma de integração social;
  • Assegurar, através da estreita colaboração dos diversos níveis de pessoal técnico, a continuidade educativa, atendendo às necessidades de um desenvolvimento integral nas diferentes fases da vida da Criança;
  • Preparar a transição da Criança para as etapas subsequentes.